Genômica Florestal

genomics

Genômica é o estudo de um determinado organismo DNA, sequenciamento de genes e função. Ferramentas genômicas têm sido o maior destaque nas principais pesquisas e desenvolvimentos de espécies vegetais agronômicas e animais para melhorar o rendimento e a qualidade, reduzir as doenças e melhorar a nutrição. O genoma de árvores são grandes e diversificados, tornando-o um desafio para identificar a variação de DNA e genes subjacentes que afetam a performance das árvores. As árvores têm sido o foco de muitos programas de melhoramento genético por mais de 50 anos, mas estas espécies ainda permanecem altamente diversificadas. Ser capaz de identificar os marcadores genéticos relacionados com a variação de fenótipos (composição dos traços característicos individuais) oferece o potencial para melhoria genética das espécies florestais em um ritmo muito mais rápido que as abordagens tradicionais de melhoramento genético.




Nos últimos anos o genoma de várias espécies de árvores foi sequenciado, incluindo o Pópulus, Eucalipto e o Pinus. Este trabalho foi conduzido por cientistas colaboradores em instalações do governo, Universidades e grupos industriais. A ArborGen está bem posicionada para aproveitar esses recursos genômicos para desenvolver novas ferramentas para aprimorar clones para todas as espécies que trabalhamos.



A aplicação da genômica na silvicultura oferece oportunidades tanto para a plantação comercial como para a conservação de espécies ecologicamente importantes. A Genômica pode identificar genes para ajudar a ArborGen a desenvolver árvores excepcionais, tais como:

  • Árvores com maior produtividade e melhor forma de tronco.
  • Árvores com melhor qualidade de madeira e características específicas de fibras.
  • Árvores capazes de se adaptar às mudanças climáticas.
  • Árvores que sejam resistentes a insetos e doenças.
  • As ferramentas genômicas agora estão sendo desenvolvidas no Pinus taeda para:
    • Verificar a identidade de árvores de pomar de sementes (fingerprint).
    • Melhorar o valor das famílias existentes de MCP para continuar a oferecer aos nossos clientes o melhor retorno de seu investimento.
    • Identificar  mais rapidamente as melhores árvores dentro das melhores famílias, a fim de desenvolver novos clones e famílias MCP em um menor espaço de tempo.

O conjunto exclusivo de testes de campo e tecnologia da ArborGen nos permitem avançar rapidamente para um produto melhorado de Pinus taeda para aumentar o valor das plantações florestais no sudeste dos Estados Unidos.