Pinus taeda

loblolly-300O Pinus taeda é uma importante espécie de madeira comercial nos estados do Sul do Brasil, onde o clima e as condições de crescimento são semelhantes à sua área nativa. Apresenta crescimento rápido e pode ser utilizado em produtos de madeira sólida tais como: construção civil, habitação, móveis, painéis reconstituidos, lâminas e compensados, serrados e biomassa, bem como para celulose e papel. O Pinus taeda prefere um clima temperado e solo ácido, bem drenado. Cresce bem em várias localidades nos estados brasileiros de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sul do estado de São Paulo. No Brasil esta espécie apresenta a maior taxa de crescimento do mundo, com valores médios de aproximadamente 35 a 40 m3/ha/ano com rotações entre 15 a 25 anos.

Disponível como Polinização Aberta, Polinização Controlada e Clones.

Pinus Tropical

Provenientes do Caribe e da América Central, principalmente o Caribaea hondurensis e o Caribaea caribaea e seus híbridos. Pode ter qualidade equivalente ou superior ao Pinus taeda e o Pinus elliottii, como: maior densidade básica, boa formação e distância entre nós, além de produção de resina. Por esses motivos têm tido procura crescente por produtores de madeira, serrarias e laminadoras. Podem ser usados também na produção de fósforos, lápis e palitos. Cresce bem em várias localidades nos estados brasileiros de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Bahia. Esta espécie apresenta taxas de crescimento médio de aproximadamente 30 a 40 m3/ha/ano com rotações entre 10 a 20 anos.

Disponível como Polinização Aberta, Polinização Controlada e Clones.

 

Eucalipto (Híbrido de Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla)

800pxEucalyptus-grandis-lf-flwrPredominantemente híbridos entre Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla.
O eucalipto é a espécie de madeira predominantemente cultivada em todo o Brasil. O cultivo requer uma atenção especial à escolha do local, nutrientes e manejo na silvicultura. Os eucaliptos são predominantemente cultivados para a produção de celulose, papel e carvão (segmento de siderurgia).

Disponível como Clones.