O que define a idade de corte da floresta?

Para determinar a idade ótima de corte do eucalipto, do ponto de vista técnico, deve-se acompanhar dois indicadores de crescimento da floresta, sendo eles: o Incremento corrente anual (ICA), que mede o quanto a floresta cresceu em volume no último ano, e o Incremento médio anual (IMA), que mede o crescimento médio da floresta até aquela idade. Para plantios com a mesma densidade de plantio (sem realizações de desbastes) a idade ótima de corte é atingida quando o valor do IMA iguala-se ao valor do ICA.

Assim, o corte pode ser realizado a partir de 5 anos de idade, pois é quando geralmente essas curvas se cruzam no gráfico de avaliação de crescimento. Ou ainda aos 6 ou 7 anos em casos em que não há déficit de madeira para processo.

O desenvolvimento da floresta depende de alguns fatores, como o tipo de solo, a quantidade de chuva, entre outros, como a destinação da madeira. Por exemplo, se a madeira for destinada a produção de carvão vegetal, lenha e celulose, normalmente é cortada entre 5 e 7 anos de idade e em plantios destinados à serraria, a partir de 14 anos.

Para Pinus, o que define a idade de corte é o regime de manejo definido pelo produtor. O pulpwood visa a produção de madeira para celulose, chapas de madeira reconstituída ou biomassa. Florestas que utilizam esse manejo apresentam alta densidade de plantio, sem podas, sem desbastes e com idade de corte raso geralmente próxima aos 15 anos de idade. Já o utility tem por objetivo a produção de madeira para uso múltiplo e, nesse regime, são realizados em torno de 3 podas, 3 desbastes e corte raso entre 20 a 25 anos de idade. O resultado desse manejo são toras com maiores diâmetros (serraria e laminação) e maior valor agregado.

Para a produção de uso múltiplo é essencial adotar certos critérios: muda com potencial genético para determinado fim, menor densidade entre plantas e desbastes na idade correta.

Caso necessite de ajuda, consulte um consultor técnico ArborGen!

Por: Gabriela Monnerat, Diretora, José Luiz Conti, Pesquisador e Daiane Vargas, Consultora técnica de vendas.

Estamos ansiosos para fazer negócios com você

R. Cap. Francisco de Paula, 251
Campinas - SP | CEP 13024-450

+55 19 3253-3800
Email: contato@arborgen.com.br

Onde Estamos

Siga-nos