O primeiro plantio comercial foi liderado por Edmundo Navarro de Andrade para produção de dormentes de linhas férreas para a Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Atualmente, o Brasil possui cerca de 6 milhões de hectares de eucalipto plantado, principalmente, nos estados de MG, SP e MS.
O eucalipto tem uso múltiplo, sendo mais utilizado como matéria-prima para produção de celulose, e também como carvão para as siderúrgicas. Recentemente, tem-se destacado também como cavaco para alimentação de caldeiras que geram energia de diferentes tipos de fábricas: usinas de cana-de-açúcar, produção de etanol de milho e outros derivados e termoelétricas.
O eucalipto brasileiro é reconhecido mundialmente pela sua produtividade. Alcançando cerca de 40 m3/ha ano, muito acima das obtidas pelos países norte-americanos e escandinavos, que variam de 5 a 12 m3/ha ano. Além das condições edafoclimáticas favoráveis, a combinação de Materiais Genéticos adaptados a cada sítio, Manejo Florestal (adubação, preparo de solo, espaçamento), Manejo de Pragas, Doenças e aliado a competência das operações florestais, fazem do Brasil o país do eucalipto.
Ernesto Norio Takahashi
Engenheiro florestal e diretor-técnico da Takahashi Consultoria Florestal.